terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

"Sessão Pipoca"



Abaixo, sugerimos alguns filmes que poderão auxiliar na reflexão sobre temas como Ensino, Educação, Ética, Cultura, História, entre outros, que fazem parte do universo dialético do educador. 



  • A CORRENTE DO BEM (com Kavin Spacey, Helen Hunt, Haley Joel Osment)
  • A MAÇÃ - Mulher cega e seu marido matêm as filhas gêmeas presas, seguindo vagos preceitos do Alcorão. As meninas são soltas, após 11 anos em cativeiro, e têm que descobrir o mundo com olhos infantis que nunca conheceram nada além de sua alcova. Obra baseada em fatos reais.  Direção: Samira Makhmalbaf. Ano: 1998

  • CAVALO DE GUERRA - aventura épica dirigida por Steven Spielberg, é um conto de esperança, lealdade e tenacidade da Inglaterra rural na Europa durante a Primeira Guerra Mundial. "Cavalo de Guerra" começa com a amizade notável entre um cavalo chamado Joey e um jovem chamado Albert, que o doma e treina. Quando eles são forçosamente separados, o filme segue a jornada extraordinária do cavalo através da guerra, mudando e inspirando a vida de todos aqueles que conhece...uma odisséia de alegria e tristeza, amizade, paixão e muita aventura.

  • CRIANÇAS INVISÍVEIS - A dramática situação das crianças no mundo foi o motivo do esforço dos produtores italianos Chiara Tilesi e Stefano Veneruso para montar "Crianças Invisíveis" (All The Invible Children), projeto cinematográfico coletivo, assinado por oito diretores, incluindo uma brasileira, Kátia Lund.

  • ESCRITORES DA LIBERDADE -  (trechos do diário de Anne Frank) – Em uma escola corrompida pela violência e de diferentes ideologias, a professora Erin Gruwell combate um sistema deficiente, lutando para que a sala de aula faça a diferença na vida dos estudantes. Agora, contando suas próprias histórias, e ouvindo as dos outros, uma turma de adolescentes supostamente indomáveis vai descobrir o poder da tolerância, recuperar suas vidas desfeitas e mudar seu mundo. Escritores da Liberdade é baseado numa história real através do aclamado best-seller O Diário dos Escritores da Liberdade.


  • GIGANTES DE AÇOestrelado por Hugh Jackman no papel de Charlie Kenton, um lutador decadente que perdeu sua chance de ganhar um título quando robôs de aço de mais de 900 quilos e mais de dois metros e quarenta de altura entraram no ringue. Charlie, então um mero e insignificante promotor, ganha apenas o suficiente, juntando sucatas de metal de robôs, para passar de uma arena de boxe para outra. Quando Charlie chega ao fundo do poço, ele relutantemente se une a seu filho afastado, Max (Dakota Goyo), para construir e treinar um competidor para disputar o campeonato. Conforme as apostas na brutal arena sem limites aumentam, Charlie e Max, contra todas as probabilidades, têm uma última chance de dar a volta por cima.

  • HELEN KELLER IN HER HISTORY (documentário de 1954)
  • ILHA DAS FLORES (documentário sobre ecologia e saneamento)
  • MENTES QUE BRILHAM
  • O CLUBE DO IMPERADOR (com Kevin Kline)
  • O GRANDE DESAFIO - Melvin Thompson (Denzel Washington) é um brilhante professor e amante das palavras. Embora tenha convicções políticas que possam atrapalhar sua carreira, ele decide apostar nos seus alunos para formar um grupo de debatedores e colocar a pequena Wiley College, do Texas, no circuito dos campeonatos entre as universidades. Mas o seu maior objetivo é enfrentar a tradição de Harvard diante de uma enorme platéia. Inspirado em fatos reais.
    http://www.youtube.com/watch?v=QgZlkQ...

  • O MENINO DO PIJAMA LISTRADO - Alemanha, Segunda Guerra Mundial. O menino Bruno, de 8 anos, é filho de um oficial nazista (David Tewlis) que assume um cargo importante em um campo de concentração. Sem saber realmente o que seu pai faz, ele deixa Berlim e se muda com ele e a mãe (Vera Farmiga) para uma área isolada, onde não há muito que fazer para uma criança com a idade dele. Os problemas começam quando ele decide explorar o local e acaba conhecendo Shmuel (Jack Scanlon), um garoto de idade parecida, que vive usando um pijama listrado e está sempre do outro lado de uma cerca eletrificada. A amizade cresce entre os dois e Bruno passa, cada vez mais, a visitá-lo, tornando essa relação mais perigosa do que eles imaginam. 2008.

  • O MILAGRE DE ANNE SULIVAN (1979)
  • O NOME DA ROSA (com Sean Conery)
  • O OITAVO DIA (Síndrome De Down)
  • O ÓLEO DE LORENZO 
  • O PIANO
  • O REENCONTRO  - O famoso autor de romances Monte Wildhorn (Morgan Freeman) sofre com o alcoolismo e resolve fazer uma mudança. Em busca do seu talento perdido, ele vai morar em uma cidade rural, onde conhece a vizinha atraente Sra. O’Neil (Virginia Madsen), uma mãe solteira, e suas três filhas. Esta família vai ajudar o autor a encontrar inspiração e recuperar o seu amor pela literatura.
                


 ATENÇÃO!
 VERIFIQUE A CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA DE CADA FILME. AS SUGESTÕES ACIMA FORAM SELECIONADAS PARA O PÚBLICO ADULTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Matemática: Atividades de Contagem e Numeralização

Acesse as atividades no link abaixo: Atividades de Matemática - 2º e 3º anos do E.F.