segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Leitura e Interpretação Textual


A CORUJA E A ÁGUIA

Monteiro Lobato


CORUJA E ÁGUIA, DEPOIS DE MUITA BRIGA RESOLVERAM FAZER AS PAZES.
_BASTA DE GUERRA DISSE A CORUJA. O MUNDO É GRANDE, E TOLICE MAIOR QUE O MUNDO É ANDARMOS A COMER OS FILHOTES UMA DA OUTRA.
_PERFEITAMENTE RESPONDEU A ÁGUIA. TAMBÉM EU NÃO QUERO OUTRA COISA.
_NESSE CASO COMBINEMOS ISSO: DE ORA EM DIANTE NÃO COMERÁS NUNCA OS MEUS FILHOTES.
_MUITO BEM. MAS COMO POSSO DISTINGUIR OS TEUS FILHOTES?
_COISA FÁCIL. SEMPRE QUE ENCONTRARES UNS BORRACHOS LINDOS, BEM FEITINHOS DE CORPO, ALEGRES, CHEIOS DE UMA GRAÇA ESPECIAL, QUE NÃO EXISTE EM FILHOTE DE NENHUMA OUTRA AVE, JÁ SABES, SÃO OS MEUS.
_ ESTÁ FEITO! CONCLUIU A ÁGUIA.
_DIAS DEPOIS, ANDANDO À CAÇA, A ÁGUIA ENCONTROU UM NINHO COM TRÊS MONSTRENGOS DENTRO, QUE PIAVAM DE BICO MUITO ABERTO.
_ HORRÍVEIS BICHOS! DISSE ELA. VÊ-SE LOGO QUE NÃO SÃO OS FILHOS DA CORUJA.
E COMEU-OS.
MAS ERAM OS FILHOS DA CORUJA. AO REGRESSAR À TOCA A TRISTE MÃE CHOROU AMARGAMENTE O DESASTRE E FOI JUSTAR CONTAS COM A RAINHA DAS AVES.
_ QUÊ? DISSE ESTA ADMIRADA. ERAM TEUS FILHOS AQUELES MONSTRENGUINHOS? POIS, OLHA NÃO SE PARECIAM NADA COM O RETRATO QUE DELES ME FIZESTE
MORAL DA HISTÓRIA: QUEM O FEIO AMA, BONITO LHE PARECE. 


(FÁBULAS, MONTEIRO LOBATO, SÃO PAULO, BRASILIENSE, 20ª EDIÇÃO.)


CONSTRUINDO O SENTIDO DO TEXTO


01.       Quem são os personagens principais?
02.       Como você estudou, a fábula se divide em duas partes. Quais são elas?
03.       Como a coruja descreveu seus filhotes?
04.       Por que a águia não reconheceu os filhotes da coruja?
05.       Segundo a moral, há uma diferença no modo de as pessoas perceberem as outras. Explique.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Matemática: Atividades de Contagem e Numeralização

Acesse as atividades no link abaixo: Atividades de Matemática - 2º e 3º anos do E.F.