domingo, 27 de março de 2016

Sequência Didática: “Todos contra o Mosquito Aedes Aegypti”





Sequência Didática

Público alvo: Alunos do 1º ao 5º ano.

Objetivos específicos:
Diante do surto atual de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti como Dengue, febre Zika e febre Chikungunya, faz-se necessário promover ações a fim de sensibilizar os alunos e ensiná-los a lidar com o problema, auxiliando na construção do senso de responsabilidade individual e social; despertando o interesse pelo bem estar coletivo, além de aprimorar as habilidades de higiene e manutenção da limpeza do local onde vivem e transitam.

O tema também propõe a apresentação de novas doenças provocadas pelo mosquito, quais os sintomas e, principalmente, quais ações preventivas devem ser adotadas.



Recursos materiais:

· Vídeos;

· Folhas impressas com atividades diversas;

· Revistas e jornais para pesquisa;

· Sulfite, cartolina, papel pardo para confecção de cartazes e folhetos;

· Caderno do aluno para registros diversos.

· Maquina fotográfica ou celular para registro de fotos.



Etapas previstas: 4 ou 5 aulas.

· Leitura de textos informativos;

· Vídeos de entrevistas e documentários;

· Rodas de conversa sobre o tema;

· Confecção de cartazes e folhetos informativos;

· Vistoria nas dependências da escola em busca de possível foco do mosquito.

· Orientações diversas.

· Confecção do mosquito em garrafa pet.



Desenvolvimento:

1ª Etapa:

a) Inicialmente, partindo de uma roda de conversa, o(a) professor(a) fará o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos, a fim de elencar o que eles sabem sobre o mosquito Aedes Aegypit, seus criadouros, formas de prevenção e doenças.

b) Vídeos 1: Palestra com o Dr. Druazio Varella – “Chikungunya é muito pior que a dengue!” (Tempo: 6min)

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=6pdljQOq1u4.

Vídeo 2: “Todos contra a Dengue”, com Dr. Drauzio Varella (Tempo: 11min).

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=u9kQKGkeAwg

c) Leitura de texto informativo sobre o Zika Vírus e atividades do tipo cruzadinha, caça-palavras.

2ª Etapa:

a) Pesquisa feita nas dependências da escola: em grupos, os alunos terão 20 minutos para encontrar, na escola, possíveis focos do mosquito. Em seguida irão registrar em uma tabela e socializar suas descobertas com a turma.

b) Após o levantamento dos possíveis focos, os alunos deverão apontar quais ações preventivas deverão ser tomadas.

3ª Etapa:

a) Confecção de cartazes informativos (em grupos), com imagens e textos. Para isso, o(a) professor(a) deverá sugerir a produção de um rascunho prévio, para as devidas orientações e intervenções quanto à parte escrita (produção textual) e ao layout dos cartazes.

b) Distribuir os cartazes pela escola ou comunidade.

4ª Etapa:

a) Confecção de folhetos informativos, seguindo as mesmas orientações para a produção dos cartazes.

b) Distribuição dos folhetos nas salas de aula. Os alunos também poderão optar em levar o folheto para casa, entregar para familiares, amigos ou nos comércios locais.



Atividades  complementares

(Extraídas da internet)








 














 

Texto para Leitura e Interpretação - 4º e 5º anos


A AMEAÇA DA DENGUE

O PERIGO NÃO MORA APENAS EM ÁREAS DESMATADAS. A DENGUE, DOENÇA INFECCIOSA FEBRIL, CAUSADA POR UM VÍRUS, É TRANSMITIDA PELO MOSQUITO AEDES AEGYPTI, QUE PARECIA TER SIDO ERRADICADO DO BRASIL E DE OUTROS PAÍSES DA AMÉRICA LATINA. A URBANIZAÇÃO ACELERADA E A LENTIDÃO DO GOVERNO EM RESTABELECER MEDIDAS DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA ACABARAM FACILITANDO A VOLTA DESSES TRANSMISSORES. ISSO FOI POSSÍVEL PORQUE ELES ENCONTRARAM CONDIÇÕES IDEAIS PARA SE REPRODUZIR EM PNEUS E FERROS-VELHOS, MAS TAMBÉM EM DEPÓSITOS DE LIXO E EM LOCAIS DE ÁGUA LIMPA E PARADA, COM VASOS DE PLANTAS E CISTERNAS, COMUNS NAS GRANDES CIDADES.

COM MAIOR QUANTIDADE DE MOSQUITOS TRANSMISSORES E DE CRIADOUROS ONDE ELES PODEM COLOCAR OS OVOS, CRESCEU O NÚMERO DE PESSOAS EXPOSTAS À INFECÇÃO. ATUALMENTE, A DENGUE É A DOENÇA TRANSMISSÍVEL MAIS PREOCUPANTE NO SUDESTE, TENDO SIDO REGISTRADOS QUASE 250 MIL CASOS NO RIO DE JANEIRO. COM 174 MORTES DURANTE O ANO DE 2008 E A AMEAÇA DE NÚMEROS IGUALMENTE ALARMANTES PARA 2009. PREOCUPA TAMBÉM O FATO DE QUE O VÍRUS DA DENGUE SE DIVIDE EM QUATRO TIPOS DIFERENTES, QUE PODEM CAUSAR TANTO A MANIFESTAÇÃO CLÁSSICA DA DOENÇA QUANTO A HEMORRÁGICA, MUITO MAIS GRAVE. APÓS A INTRODUÇÃO DO TIPO 2 NA REGIÃO DO RIO DE JANEIRO EM 1991, FOI O OBSERVADO QUE OS SINTOMAS DOS DOENTES SE AGRAVARAM E, EM 2001, COM A EPIDEMIA DO VÍRUS TIPO 3, A DOENÇA FICOU MAIS SÉRIA AINDA. SETE ANOS DEPOIS, COM O RETORNO DO TIPO 2, SURGIRAM OS CASOS LETAIS PARA QUEM JÁ TINHA SIDO INFECTADO ANTERIORMENTE.

NA REALIDADE, O SURGIMENTO DA DENGUE É RESULTADO DA EXPANSÃO DO HOMEM PARA ÁREAS DE FLORESTA HÁ MUITOS SÉCULOS, PROVAVELMENTE NA ÁFRICA. “NO MEIO SILVESTRE, O VÍRUS ERA MANTIDO SOB CONTROLE, SEDO TRANSMITIDO DE FORMA INOFENSIVA POR INSETOS PARA MACACOS QUE NÃO DESENVOLVEM A DOENÇA”, EXPLICA ANTHONY ÉRICO GUIMARÃES, PESQUISADOR DA FIOCRUZ. ESSES INSETOS ACOMPANHARAM O HOMEM EM SUAS MIGRAÇÕES E, PROVAVELMENTE, CHEGARAM AO BRASIL COM OS NAVIOS NEGREIROS HÁ MAIS DE 100 ANOS. TAMBÉM POR NAVIOS, FORAM LEVADOS PARA O SUDESTE ASIÁTICO, SUL DO PACÍFICO, ILHAS DO CARIBE E OUTROS PAÍSES DA AMERICA LATINA.

(ADEODATO, SÉRGIO. REVISTA HORIZONTE GEOGRÁFICO,  SÃO PAULO: ED. HORIZONTE, N. 121, 2009)


COMPREENSÃO DO TEXTO

1) MARQUE A ALTERNATIVA QUE MOSTRA A FUNÇÃO DO TEXTO ACIMA:

a) UM ARTIGO DE OPINIÃO.

b) UMA PROPAGANDA.

c) UMA FÁBULA

d) UM CONTO.



2) QUAL O TÍTULO DO TEXTO?


3) QUAL O PRINCIPAL TEMA ABORDADO?


4) DE ONDE FOI RETIRADO ESTE TEXTO?


5) QUEM É O AUTOR DO TEXTO?


6) DE ACORDO COM O TEXTO O QUE É DENGUE?


7) COMO É TRANSMITIDA A DENGUE?


8) QUAIS SÃO OS LOCAIS IDEAIS PARA O MOSQUITO AEDES AEGYPTI ENCONTRA AS CONDIÇÕES IDEAIS PARA SE REPRODUZIR?


9) O TEXTO NOS DIZ QUE “O MOSQUITO AEDES AEGYPTI PARECIA TER SIDO ERRADICADO NO BRASIL E DE OUTROS PAÍSES DA AMÉRICA LATINA”, MAS ALGUMAS CONDIÇÕES FACILITARAM A VOLTA DOS MOSQUITOS. QUAIS FORAM ESSES FATORES?


10) QUE MEDIDAS PREVENTIVAS DEVEMOS TOMAR PARA EVITAR A PROLIFERAÇÃO DA DENGUE?


11) DE ACORDO COM O TEXTO EXISTEM QUANTOS TIPOS DE VÍRUS DA DENGUE?




 

Leitura e interpretação de dados em mapa



Desafios matemáticos

 

Leitura e interpretação de gráficos

"Bahia em alerta contra a dengue"

01 – A chegada do verão e com eles chuvas repentinas como as que ocorreram nas últimas chuvas de janeiro, acenderam de vez a luz vermelha na Secretaria Estadual da Saúde (Sesab). Até o último dia 18 de dezembro, conforme os números divulgados, tinham sido notificados 64.478 casos suspeitos de Zika, 23.400 casos suspeitos de Chikungunya e 51.816 casos de dengue, totalizando 139.694 pessoas contaminadas pela picada do mosquito Aedes Aegypiti, agente transmissor das três doenças. A esses números se somam outros 366 casos de microcefalia, com 10 óbitos.
Faça novamente a leitura do texto Bahia em alerta contra a Dengue, disponível aqui no blog, e em seguida faça a leitura dos textos e responda as questões abaixo.

Slide1
Slide2
Slide3


Autor: Prof. Delzair
A atividade acima foi extraída de: https://bahiameuespacominhahistoria.wordpress.com/2016/03/22/bahia-em-alerta-contra-a-dengue-tabela-e-grafico-matematica-profa-delzair-5a-e-6a-series/

2 comentários:

  1. Sequência perfeita. Parabéns professora, pelo belo trabalho e por compartilhar conosco seus conhecimentos.

    ResponderExcluir
  2. Excelente sequência! Obrigada por produzir e compartilhar!

    ResponderExcluir

Matemática: Atividades de Contagem e Numeralização

Acesse as atividades no link abaixo: Atividades de Matemática - 2º e 3º anos do E.F.