quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Dia das Bruxas ou Dia do Saci???

Mais uma pauta para reflexão: 

O que devemos comemorar em 31 de Outubro, o Halloween ou o dia do Saci?



Particularmente, sou fã do Saci... Primeiro porquê cresci ouvindo histórias, que hoje considero parte de minhas memórias de família... Contava-nos a saudosa Tia Esmênia  (tia-avó, por parte de pai), que quando as mulheres da família se reuniam para rezar o terço, sempre aparecia o negrinho, azucrinando o quintal da casa. Elas moravam em uma casinha, herdada pela mãe, de seu senhor, quando da libertação dos escravos...Se juntavam para costurar à luz da lamparina, aquecidas pelo fogão à lenha e cansadas de mexer os tachos de doce.
O espírito nobre mas humilde, filha de ex-escravos, exímia quituteira (que saudade da bala de coco e do doce de leite de cortar!!!)...
Enfim... a tia Esmênia repetia tanto essas histórias, que sou bem capaz de acreditar que eram verdadeiras. Sempre tinham que oferecer fumo e aguardente para que o Saci lhes deixasse em paz...(rsrsrsrs, conta essa história direito, tia Esmênia!!!)
Em tempos em que precisamos valorizar todas as culturas, é preciso que não nos esqueçamos das nossas. Nesse dia, quero homenagear todos aqueles que ainda acreditam que o nosso folclore é mais rico e mais interessante que a dos vizinhos...Afinal, só existe Saci no Brasil...
E creio que há espaço suficiente para todas as culturas andarem juntas, construindo esse sincretismo artístico , dentro dos valores de respeito, igualdade e fraternidade.

Tia Esmênia nasceu em 04/09/1907 e nos deixou em 1997. Ajudou na criação do meu pai, na minha e da minha filha Gabriele. Graças às suas histórias, hoje tenho um bom repertório para contar aos meus alunos.


Feliz dia do Saci!!!

e
Happy Halloween

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Origem do Dia das Crianças


Você sabe como surgiu o dia das crianças no Brasil?

A comemoração do dia da criança no Brasil nasceu da ideia do deputado federal Galdino do Valle Filho, na década de 20, onde foi escolhido o dia 12 de outubro para comemorar a data. 

Porém, em 1960, a fábrica de brinquedos Estrela fez uma promoção junto com a Johnson & Johnson, para lançar a semana do bebê robusto, onde cobriu suas metas de vendas de brinquedos e, a partir daí passou-se a comemorar o dia das crianças com muitos presentes. 

Mas essa comemoração não é feita mundialmente, na mesma data. 

A maioria dos países faz a comemoração segundo a ONU - Organização das Nações Unidas, tendo como o dia de todas as crianças do mundo o dia 20 de novembro, data marcada pela aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças, onde todas elas, independente de raça, credo, cor ou sexo têm direito a receber afeto, amor, compreensão, alimentação, cuidados com a saúde, educação gratuita e contra toda forma de exploração das mesmas. 



Diversidade cultural – as diferentes comemorações 


Na Índia a comemoração acontece em 14 de novembro, aniversário de Jawaharlal Nehru, primeiro-ministro da Índia, quando ela se tornou independente do Reino Unido. 
Em Portugal e Moçambique no dia 1º de junho. 
Na Nova Zelândia, o Dia da Criança é sempre o último domingo de outubro. A cada ano, as crianças escolhem um animal nativo do país para homenagear. 


No Japão a comemoração possui algumas curiosidades. Para os meninos a data se dá no dia 05 de maio, o Tango no Sekku (Dia dos Meninos). Nessa data, as famílias exibem capacetes de guerra tradicionais, para que as crianças cresçam fortes e saudáveis. Come-se bolo de arroz recheado de feijões vermelhos e enrolado em folhas de carvalho e bolo de arroz enrolado com folhas de bambu. Já para as meninas, a comemoração é feita no dia 03 de março através das tradicionais festas das bonecas, conhecidas como "Hina Matsuri". 
As famílias com filhas, organizam exposições de bonecas, que representam a antiga corte imperial.

domingo, 6 de outubro de 2013

Jogos e Brincadeiras Para a Semana da Criança



TROMBA DO ELEFANTE
O professor prende no quadro, com fita adesiva, o desenho de um elefante, sem a tromba. Então, o professor escolhe um aluno para iniciar a brincadeira.

Chegando a frente, coloca-lhe uma venda nos olhos e entrega-lhe o desenho da tromba do elefante, com fita adesiva no verso, pedindo a esse aluno que tente colocar a tromba no lugar certo.

Ao sinal de início, o aluno, com os olhos vendados, dirige-se ao quadro para tentar colocar a tromba no elefante. A brincadeira continua, com cada aluno tentando colocar a tromba no lugar certo.

Será vitorioso, o aluno que conseguir pregar a tromba no lugar, ou mais próximo dele.



BAMBOLÊ

Em um espaço amplo, distribuir bambolês às crianças para que possam experimentar diferentes maneiras de girá-los pelo corpo sem derrubá-los.




EMPINAR PIPAS
Este é um brinquedo originário da China, confeccionado com papel de seda colorido. As crianças poderão confeccionar suas pipas na escola ou trazê-las já prontas.

Empiná-las em um ambiente amplo e sem fios de alta tensão ou árvores por perto, realizando movimentos de puxar ou soltar a linha, conforme a intensidade do vento.



CINCO MARIAS

O jogador terá cinco saquinhos pequenos feitos de pano e cheios de areia. Ele deverá pegar quatro saquinhos e jogá-los no chão ficando com apenas um na mão. Este que estará em sua mão, deverá ser jogado para cima e, enquanto estiver no ar, deverá pegar rapidamente um daqueles que está no chão.
 Na próxima jogada, a criança deverá jogar um saquinho para cima e tentar pegar dois do chão de uma só vez, continua assim até o último saquinho.


ROUBA MALHA

A professora divide os alunos em grupos e marca na mão de cada criança do grupo uma cor. Após isso, divide os alunos em duas equipes que estarão posicionadas uma de cada lado. Entre as duas equipes estará, no chão, um paninho (a malha). Ao ouvirem o comando do professor, que falará o nome de uma cor, as crianças que estiver com a cor falada pelo professor marcada em suas mãos correm para tentar “roubar” a malha. Ganha a equipe que pegar mais vezes a malha do chão.



ACORDA URSO

Uma criança do grupo é escolhida para ser o “urso” que estará dormindo dentro de um grande círculo desenhado no chão. As outras crianças deverão se aproximar do urso bem devagarzinho e gritar: Acorda urso!!!Quando estiverem em sua frente. Nesse momento, o urso levanta-se e corre atrás das outras crianças. Quem for pego, também vira urso.


GATO E RATO
Forma-se um círculo no qual todos ficam em pé, com as pernas abertas. Uma criança ficará do lado de fora e será o gato, outra ficará dentro da roda e será o rato. O gato tenta entrar na roda e as crianças vão fechando as pernas para impedi-lo de entrar. Quando ela conseguir entrar, o rato foge. Os dois devem ficar passando por entre as pernas dos colegas. Quando o rato for pego, os dois devem ser substituídos.



CORRE COTIA


Com as crianças sentadas em roda, escolhe-se uma para que inicie a brincadeira. Esta deve correr com um lencinho nas mãos em volta do grupo, que deve ficar de olhos fechados, cantando a música. Ao final, enquanto as crianças sentadas em roda estão com os olhos fechados, a que carrega o lencinho escolhe uma e deixa atrás dela o lencinho. A que recebe o lencinho, levanta-se e corre atrás de quem o deixou, que deve sentar no lugar da criança escolhida. Ao sentar, a brincadeira se reinicia.



DANÇA DO JORNAL

Dois pra lá, dois pra cá... A meninada dança cuidando para não rasgar o jornal


IDADE:
 A partir de 5 anos.
O QUE DESENVOLVE: 
Socialização, expressão corporal e percepção de espaço.
MATERIAL: 
Jornal, aparelho de som, CDs  com músicas de diferentes ritmos.
ORGANIZAÇÃO:
 Em duplas.
COMO BRINCAR: 
Afaste as cadeiras e mesas e distribua as folhas de jornal pelo chão. Cada dupla fica em cima de uma folha. Coloque a música e as crianças começam a dançar. Não vale sair de cima do papel nem rasgá-lo. Se isso acontecer, o par sai da brincadeira. Vence quem cumprir o objetivo. Se algumas crianças não toparem dançar por timidez, convide as para serem juízes com você e observar se os colegas não infringem as regras. Uma maneira de incrementar a atividade é variar os ritmos musicais tocando músicas mais lentas e outras mais agitadas.


DANÇA DO JORNAL II

IDADE 
A partir de 5 anos.
O QUE DESENVOLVE 
Socialização, expressão corporal e percepção de espaço.
MATERIAL 
Jornal, aparelho de som, CDs ou fitas cassete com músicas de diferentes ritmos.
ORGANIZAÇÃO 
Em duplas.
COMO BRINCAR
 Afaste as cadeiras e mesas e distribua as folhas de jornal pelo chão. Cada dupla
fica em cima de uma folha. Coloque a música e as crianças começam a dançar. Não vale sair
de cima do papel nem rasgá-lo. Se isso acontecer, o par sai da brincadeira. Vence quem cumprir
o objetivo. Se algumas crianças não toparem dançar por timidez, convide-as para serem juízes
com você e observar se os colegas não infringem as regras. Uma maneira de incrementar
a atividade é variar os ritmos musicais tocando músicas mais lentas e outras mais agitadas.



FORMANDO GRUPOS
Um detalhe vai determinar quem faz parte da equipe

IDADE 
A partir de 6 anos.
O QUE DESENVOLVE 
Agilidade de movimentos, atenção,concentração e socialização.
ORGANIZAÇÃO
 Livre.
COMO BRINCAR: 
Os alunos devem formar grupos de acordo com uma regra que você estabelece. Você diz: “Atenção, quero um grupo com todos que estão de bermuda” ou “Uma equipe com quem tem cabelo curto e outra com quem tem cabelo comprido”. E as crianças correm para se reunir. A atividade pode ser incrementada se cada grupo receber uma tarefa. Por exemplo: “Os que estão de camiseta branca devem colocar sobre a minha mesa uma agenda de telefones”. Essa brincadeira também pode ser feita para determinar a formação de grupos para trabalhos escolares. A atividade dura enquanto a turma tiver interesse.



CORRIDA DO BARBANTE

As crianças se enrolam num longo fio. Quando todas estiverem unidas, é hora de desenrolar

IDADE 
A partir de 6 anos.
O QUE DESENVOLVE 
Agilidade de movimentos, atenção, concentração e espírito de equipe.
MATERIAL 
Rolos de barbante.
ORGANIZAÇÃO 
Todos sentados em suas carteiras arrumadas em fileiras. O ideal é ter o mesmo número de participantes em cada fila.
COMO BRINCAR 
O primeiro de cada fileira recebe um rolo de barbante. Quando você der o sinal, ele se levanta, enrola o cordão duas vezes em volta da cintura, entrega o rolo ao colega de trás e se senta. O segundo pega o carretel, se levanta e faz o mesmo. Assim que o último termina de se enrolar, inicia o movimento contrário: desenrola o cordão da cintura, enrola a linha no rolo e passa para o colega da frente. A brincadeira segue até que todos estejam desenrolados. Vence a equipe que colocar primeiro o rolo arrumado sobre a sua mesa.


CANTO VENCEDOR
Quem ganha é um dos cantos da classe, em que estão reunidos vários objetos


IDADE 
A partir de 6 anos.
O QUE DESENVOLVE
 Cooperação e percepção visual.
MATERIAL 
Objetos da sala de aula.
ORGANIZAÇÃO 
As crianças ficam todas no centro da sala.
COMO BRINCAR 
Afaste mesas e cadeiras e delimite um quadrado ou um círculo no meio da sala, onde as crianças devem ficar. Distribua aleatoriamente em cada canto pastas, papéis, mapas, livros e outros materiais utilizados no dia-a-dia. Escolha uma letra do alfabeto e peça para a turma procurar coisas cujo nome inicie com essa letra e trazer para você. Vence o canto que tiver a maior quantidade de objetos pedidos. É importante que você saiba em qual canto cada objeto estava colocado, pois só assim será possível determinar o vencedor. Depois de algumas rodadas, peça aos alunos para saírem e redistribua os materiais pelos cantos. Quando eles voltarem, levarão mais tempo para encontrar o que você pediu. Se o grupo for grande, forme equipes. No final da brincadeira, peça ajuda à turma para arrumar a sala.


MÚSICA EM LETRA
O texto não tem sentido. Nem precisa! O que importa aqui é criar uma coreografia bem animada
IDADE A partir de 7 anos.
O QUE DESENVOLVE Percepção auditiva, criatividade, coordenação motora e socialização.
MATERIAL Papel e caneta ou lápis.
ORGANIZAÇÃO A turma se divide em grupos.
COMO BRINCAR Peça aos alunos para criarem uma seqüência de movimentos baseada no texto abaixo. Depois, eles podem inventar uma melodia.

MIS CLOF DARA DARA TIRO LIRO / CLI CLE CLOF DARA DARA TIRO LÁ / É TCHUNG, É TCHUNG,É TCHUNG / BIRI BIRI SENG CATAFARIUNG / É TCHUNG É TCHUNG É TCHUNG / BIRI BIRI SENG





SE EU FOSSE...

Aqui os alunos soltam a imaginação dizendo o que gostariam de ser
IDADE A partir de 7 anos.
O QUE DESENVOLVE Identidade.
MATERIAL Perguntas escritas em um papel e lápis ou caneta.
ORGANIZAÇÃO As crianças ficam em duplas.
COMO BRINCAR Uma das crianças de cada dupla inicia fazendo perguntas ao colega.
Se você fosse uma fruta, seria... Se você fosse um filme, uma música, um brinquedo, um lugar, uma roupa, uma palavra... Ela anota as respostas e pergunta o porquê. Depois, quem fez a entrevista responde às questões do colega. Terminada essa etapa, a turma forma uma roda e conta aos demais o que descobriu sobre o amigo. A brincadeira termina quando todos falarem.


FUI A FEIRA

Idade: a partir de 5 anos
Participantes: 2 ou mais
Regra:
Um jogador diz em voz alta: Fui a feira e comprei.. por exemplo ”maçã”. O jogador seguinte repete a frase do primeiro acrescentando outra mercadoria comprada por exemplo:” batata”, o terceiro jogador repete as mercadorias que os jogadores anteriores disseram e acrescenta mais uma, ganha quem não repetir mercadoria e lembrar todas que foram faladas.




DE HAVANA VEIO UM BARCO

Um jogador diz em voz alta: “De Havana veio um barco carregado de...” e acrescenta o nome de um produto que pode ser transportado por barco. Exemplo: laranja.
O jogador seguinte deve dizer o nome de outra mercadoria que comece com a mesma letra que a primeira, por exemplo: “De Havana veio um barco carregado de lápis”.
Quando um jogador não conseguir lembrar de algum produto que não foi falado será eliminado.
Depois que alguém for eliminado o jogador que ficou por ultimo começa o jogo com outra letra.





sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Mensagem aos Professores



Mexendo em meus guardados, encontrei um texto do tempo do Magistério... Tivemos uma professora, a Tia Eli, que em muito contribuiu em nossa formação inicial enquanto mulheres e educadoras. Na época, pouco se falava em "construtivismo" e ainda fazíamos pastas (hoje conhecidas como portfólios), com desenhos pedagógicos de datas comemorativas e atividades mimeografadas... posso dizer que quase duas décadas já se passaram, mas me alegra poder compartilhar o texto que essa querida e saudosa 
mestra nos endereçou:



           "Um famoso filósofo alemão, Frederico Nietzsche, tece uma crítica radical à civilização ocidental, dizendo que ela educa os homens para desenvolverem apenas o instinto da tartaruga. 
Formar boas tartarugas parece ter sido o objetivo dos processos educacionais e políticas de educação desenvolvidos no mundo ocidental, nos últimos anos. Temos educado os homens para aprenderem a se defender contra todas as ameaças externas, sendo apenas reativos.
Precisamos assumir o desafio de educar o homem para que ele desenvolva o instinto de águia. A águia é o animal que voa acima das montanhas, que desenvolve seus sentidos e habilidades, que aguça ouvidos, olhos e competências, para ultrapassar os perigos, alçando vôos acima deles.
É capaz, também, de afiar as suas garras para atacar o inimigo, no momento que julgar mais oportuno, usando estratégias de inteligência e vivacidade.
Nossas escolas têm procurado fazer com que nossas crianças recolham-se para dentro de si e percam a agressividade - o instinto próprio do homem corajoso, capaz de prever o perigo que se lhe apresenta.
Temos ensinado às nossas crianças que os nossos instintos são pecaminosos. A parte mais rica do indivíduo, que é a sua sensibilidade, sua capacidade de amar e de odiar, sua forma de se relacionar de maneira erótica com o mundo - tem sido desprezada. Temos ensinado o homem a ser obediente, servil, pacífico, incompetente e depositar todas as suas esperanças num poder maior ou no fim das tempestades.
Quando ensinamos aos nossos alunos que eles não precisam se esconder diante das ameaças, porque todos nós temos capacidade de alçar voo às alturas, ultrapassando as nuvens carregadas de tempestade e perigo; temos ensinado às nossas crianças a se arrastarem como vermes, e porque se arrastam como vermes, elas se tornam incapazes de reclamar se lhes pisam na cabeça.
O que desejamos, afinal, desenvolver em nós mesmos e nos jovens?
O instinto da tartaruga ou o espirito das águias?


(Prof. Eli, endereçado às alunas do curso de Magistério, turma de 1994 da EE. "15 de Outubro", Campo Limpo Paulista-SP)




quinta-feira, 3 de outubro de 2013

O professor está sempre errado...



O Professor está sempre errado...

Quando...
É jovem, não tem experiência.
É velho, está superado.
Não tem automóvel, é um coitado.
Tem automóvel, chora de "barriga cheia".
Fala em voz alta, vive gritando.
Fala em tom normal, ninguém escuta.

Não falta às aulas, é um "Caxias".
Precisa faltar, é "turista".
Conversa com outros professores, está "malhando" os alunos.
Não conversa, é um desligado.
Dá muita matéria, não tem dó dos alunos.
Dá pouca matéria, não os prepara.

Brinca com a turma, é metido a engraçado.
Não brinca com a turma, é um chato.
Chama à atenção, é um grosso.
Não chama à atenção, não sabe se impor.

A prova é longa, não dá tempo.
A prova é curta, tira as chances dos alunos.
Escreve muito, não explica.
Explica muito, o caderno não tem nada.

Fala corretamente, ninguém entende.
Fala a "língua" do aluno, não tem vocabulário.
Exige, é rude.
Elogia, é debochado.

O aluno é reprovado, é perseguição.
O aluno é aprovado, "deu mole".

É, o professor está sempre errado mas,
se você conseguiu ler até aqui, agradeça a ele!




Você sabe como surgiu o Dia do Professor?

     O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. Mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil.No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. 

     Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A ideia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.
     Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. 
     Quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.
     A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".

Fontes:

Site www.diadoprofessor.com.br
Site www.unigente.com



Dia do Professor em outros países: 

Estados Unidos: National Teacher Day - na terça-feira da primeira semana completa de Maio. 
World Teachers’ Day - UNESCO e diversos países - 5 de Outubro 
Tailândia - 16 de Janeiro 
Índia - 5 de Setembro 
China - 10 de Setembro 
México - 15 de Maio 
Taiwan - 28 de Setembro 
Argentina - 11 de Setembro 
Chile - 16 de Outubro 
Uruguai - 22 de setembro 
Paraguai - 30 de Abril

Mande um cartão para seu professor (em inglês):http://www.dgreetings.com/teachersday/

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Matemática: Atividades de Contagem e Numeralização

Acesse as atividades no link abaixo: Atividades de Matemática - 2º e 3º anos do E.F.